Jerusa Prestes e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Planejamento Previdenciário

Com a Reforma da Previdência aprovada em 2019, muitas pessoas ficaram preocupadas sobre quando e como poderão se aposentar. As mudanças na legislação trouxeram novos requisitos, como aumento da idade e tempo de contribuição, o que gerou dúvidas e inseguranças. Mas a boa notícia é que você pode planejar a sua aposentadoria!

 

Isso mesmo! Através do planejamento previdenciário, você pode definir como, quando e quanto irá receber da Previdência. Com alguns ajustes simples, é possível programar uma aposentadoria mais vantajosa, o que te economizará tempo, dinheiro e preocupações.

 

Qual o objetivo do planejamento previdenciário? O objetivo é evitar surpresas com o valor final da aposentadoria. Nem sempre contribuir com altos valores significa receber uma quantia correspondente quando você se aposentar. Muitos trabalhadores acabam se decepcionando com o valor do benefício, pois contribuíram durante a maior parte da vida com valores superiores ao salário-mínimo, mas acabam recebendo uma quantia bem abaixo do esperado.

 

Isso acontece porque, para calcular o valor da aposentadoria, é feita uma média dos salários de contribuição ao longo da vida. Se houve períodos em que as contribuições foram mais baixas, esses valores mais baixos serão levados em consideração no cálculo, diminuindo a média final.

 

Vamos ver um exemplo? Digamos que você esteja quase se aposentando por tempo de contribuição, faltando menos de três anos para completar o tempo necessário. Na esperança de ter uma aposentadoria melhor, você decide começar a contribuir com o valor máximo permitido. Porém, você não sabe que o valor da aposentadoria é calculado com base na média de todas as suas contribuições. Mesmo pagando o valor máximo durante esses três anos, dificilmente a média será superior ao salário-mínimo. Ou seja, você terá investido um valor alto e não terá um benefício proporcional.

 

Se você tivesse feito um planejamento previdenciário, teria sido alertado de que o aumento da contribuição no último momento não traria um benefício significativo.

 

A lição que fica é: não tome decisões por impulso. Procure planejar sua aposentadoria com cautela e antecedência!

 

Como é feito o planejamento previdenciário? Ele vai além de um simples cálculo de tempo de contribuição ou da simulação feita pelo INSS. Ele envolve uma análise completa de todos os seus dados previdenciários, buscando identificar as melhores opções para você. As simulações feitas pelo INSS nem sempre são completas e não levam em consideração todas as possibilidades de aposentadoria. Por exemplo, elas podem não incluir períodos trabalhados na agricultura, atividades especiais, períodos de aluno-aprendiz, serviço militar, entre outros, que poderiam te dar direito a uma aposentadoria mais vantajosa.

 

O planejamento previdenciário é indicado para todos os segurados da Previdência Social, independentemente da idade. Afinal, a aposentadoria deve ser planejada para evitar arrependimentos no futuro.

 

Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre como funciona o planejamento previdenciário. Se tiver mais dúvidas, estamos aqui para ajudar!

 

Ainda possui alguma dúvida? Entre em contato! 

 

Podemos ajudar! Fale conosco! Pode telefonar, enviar um e-mail ou chamar no Whatsapp:

 

 

Para não perder nenhum conteúdo e ter acesso a dicas e notícias diárias sobre direito previdenciário e benefícios do INSS, conheça nossas redes sociais: Facebook Instagram, bem como se inscreva em nosso canal do Youtube!

 

 

 

 
 

Solicite um contato

Preencha o formulário abaixo: